Ementas dos Grupos de Trabalho
GT #01 – Questões Identitárias: Raças, Etnias, Gêneros e Sexualidades
O presente GT tem por objetivo promover discussões sobre as diversas manifestações identitárias contemporâneas. Os estudos envolvendo questões identitárias têm ganhado cada vez mais espaço na academia visto a urgência de dar a voz a grupos sociais que historicamente foram silenciados por séculos em nossa sociedade. As discussões a respeito possibilitam diversos olhares, levando em conta que o conceito de identidade hoje tem sido pensado como uma noção em devir, por conseguinte, em constante transformação. Em função da complexidade do tema, esperamos receber pesquisas nas mais diversas áreas e que abordem as questões de gênero, etnia e sexualidade, bem como os estudos envolvendo regionalismos.
GT#02 – Literatura e diálogos com outras artes
Este GT inclui as pesquisas e estudos que têm como objetivo refletir sobre as relações entre a Literatura e outras manifestações culturais. Diante do significativo aumento de trabalhos na área das Letras que abrem diálogos com as mais diversas formas de artes em suas várias manifestações, pensa-se na perspectiva dialógica entre campos diversos de conhecimento, nas fronteiras entre os discursos de campos distintos que complementam, opõem-se ou expandem os limites do literário. Dessa forma, busca-se abrir um espaço para discussões acerca da relação estabelecida entre Literatura e as diversas outras áreas do conhecimento pelas quais ela perpassa, como quadrinhos, canção, cinema, teatro, e as artes plásticas.
GT #03 – Literatura, Memória e Entre-Lugares
Na época atual, pode-se afirmar que as questões relacionadas com o ser e o estar no mundo são vistas em uma perspectiva móvel, não apenas em relação à territorialidade (em termos de exílio, desterro, diásporas, migrações, refugiados, imigrantes etc.), mas em uma condição de permanente mudança de fronteiras tanto geográficas quanto sociais e culturais. Da relação entre a memória (pessoal ou coletiva, voluntária ou involuntária) e a literatura emergem a resistência ao esquecimento, a denúncia de uma realidade histórica, a supressão de distâncias temporais e supostamente cognitivas entre o passado e o presente, uma busca por autorreflexão e conhecimento, além das demais questões subjetivas inerentes às estratégias de composição das narrativas da memória. Tendo em vista tais reflexões, busca-se pensar a literatura e a memória a partir de narrativas do ser e do espaço, considerando o sujeito e sua subjetividade, o locus de enunciação, espaços reais e imaginários e as diversas relações entre os temas supracitados. Assim, essas temáticas e, consequentemente a relação de entre-lugar e memória, podem nortear ou tangenciar fundamentalmente os trabalhos a serem apresentados neste GT.
GT #04 – Escritas e Reinvenções do Texto Literário
Este GT pretende abarcar trabalhos que abordem produções literárias e reflexões sobre o processo e/ou o gesto da escrita, seja na poesia ou prosa; subjetividades em cena; diálogos e jogos discursivos, meta-literários e escritores-críticos. Também é interesse desse GT reunir trabalhos para pensar as várias possibilidades do texto literário, abarcando a forma do texto, os gêneros, o suporte pelo qual o texto é veiculado, os simbolismos, as metalinguagens, as relações entre autor e leitor, as inovações, as novas definições ou redefinições de literatura. As reflexões podem ser voltadas não somente para as obras literárias em si, mas também levar em consideração as contribuições da crítica literária.
GT #05 – Literatura Aplicada: Didática, Pesquisa e Tradução
É imprescindível desmistificar a literatura enquanto objeto de estudo exclusivamente pertencente à academia, como algo distante, reservado à torre de marfim. A literatura não só pode ser realizada e usufruída em todos os lugares, como também pode ser articulada com diversos campos do conhecimento. Enquanto ferramenta de ensino é possível citar a literatura como base para o aprendizado de idiomas, práticas de letramento, estímulo e produto da escrita criativa, estudos da área de linguística, de tradução, além de sua aplicação às outras ciências. Portanto, esse GT se propõe a discutir a importância da literatura no aprendizado e produção de conhecimento nas suas múltiplas possibilidades.